Total de visualizações de página

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

DISCIPLINAR OS FILHOS


Vou ser bem sincera, se não cresse em Deus eu me desesperaria na questão de educar meus filhos, porque não é tarefa facíl e nem tem facudade para isso.
Mas como a bíblia é riquissíma em informação e instrução, o próprio Deus nos orientar a usar a vara como forma de diciplinar: Provérbios 29:15 A vara da correção dá sabedoria, mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe.
O problema é quando? e como? Uma dica extraída de um livro excelente Educando meninos - Dr James Dobson

Primeiro o que significa disciplina: Treinamento que corrige, amolda ou aperfeiçoa o caráter moral.
A disciplina ( qualquer que seja o método empregado) só é eficaz quando envolve:

1) a verade apresentada em amor;
2) a confissão da parte culpada
3)o perdão da mãe ou do pai responsável pela disciplina;
4)a resolução do problema inicial;
5)a garantia da continuidade do amor.

GUIA PARA OS PAIS

Diretrizes para a disciplina física apropriada
Se seu filho é rebelde e você está perdendo  a paciência pare um momento e reflita sobre estasm diretrizes antes de dar umas palmadas em seu filho.

1) A discplina física deve ser usada seletivamente para um comportamento  claramente errado e deliberado, especialmente do tipo que surge da desobediência persistente às instruções dos pais Deve ser usada somente quando a criança recebe o mínimo a mesma medida de estímulo positivo e elogios pelos comportamentos corretos que recebe de correção pelos comportamentos problemáticos.

2) A princípio, devem  ser usadas formas mais brandas de disciplina, como corrigir verbalmente, colocar de castigo e deixar que a criança, sofra as consequências lógicas. Essas medidas devem ser seguidas da disciplina física quando a desobediência persistir. A disciplina física é um método eficaz para fazer uma criança rebelde cumprir um período de castigo.
3) Somente o pai ou a mãe (ou, numa situação excepcional, alguém que possui um relacionamento íntimo de autoridade com a criança) deve administrar a disciplina física.
4) A disciplina física não deve ser administrada impulsivamente ou quando a mãe ou pai esta descontrolado. Antes, deve sempre ser motivada pelo amor, visando a ensinar e a corrigir. A disciplina nunca deve ser empregada como forma de vingança.
5) A disciplina física não é apropriada para crianças com menos de quinze meses de idade e,normalmente, é desnecessária antes dos dezoito meses. Deve ser menos necessária depois dos seis anos de idade e usada em casos extremos depois dos dez anos de idade.
6) Depois  dos dez meses de idade, pode ser necessário dar um tapa leve na mão de uma criança que etá engatinhando  ou começando a andar a fim de fazer cessar um comportamento errado quando as distrações e a remoção da criança de determinada situação não surtam efeito. Este é o caso, particularmente, quando o objeto proibido não pode ser movido e é perigoso, como a porta quente do forno ou uma tomada elétrica.
7)A disciplina física deve ser sempre uma ação planejada pela mãe ou pelo pai, e não uma reação, seguindo  sempre um procedimento refletido.

* a criança dve ser avisada de antemão sobre o uso da disciplina física para determinados problemas de comprtamento.
* a disciplina física deve ser sempre administrada em privacidade( no banheiro ou no quarto) para evitar constrangimento para à criança pois elas também sentem vergonha.
*deve ser administrada uma ou duas palmadas nos glúteos. Em seguida, deve abraçar a criança e recapitular calmamente a infração e o comportamento desejado visando a restabelecer um relacionamento carinhoso.

8) As palmadas devem deixar apenas uma vermelhidão temporária na pele e nunca devem causar nenhum tipo de ferimento.

Sei que há muita controversias sobre usar a disciplina física ou não, alguns são contra outros à favor, eu prefiro confiar nas instruções do próprio fabricante Deus através do manual de instrução à bíblia, pois esse nunca erra, alias penso que por não levar umas palmadas é que tem muitas crianças insuportáveis, fazendo seus pais passarem vergonha em determindas situações e lugares.
Sei que dói em nós, mas é preciso, as vezes.

Com Amor

Nenhum comentário:

Postar um comentário