Total de visualizações de página

domingo, 10 de abril de 2011

AS CINCO FASES DO CASAMENTO



Por Lú Souza

Segundo o escritor Maggie Scarf, existem basicamente cinco fases no casamento:

1) FASE DO ENCANTAMENTO,QUANDO ESTÁ ENAMORADO DO OUTRO.
Ocorre quando o casal se sente plenamente realizado e absolutamente preenchido pelo outro.
Nesta fase o amor é cego. Há uma nutrição constante do vínculo. A sensação é de completude e totalidade.

2)FASE DO DESENCANTAMENTO DESIDEALIZAÇÃO;
É a fase de confrontação das expectativas irreais do casamento,quando começamos a ver as diferenças entre as imagens que construímos do outro e os seus lados sombrios no cotidiano.

3)FASE DO "CRESCEI E MULTIPLICAI",quando a mulher se dedica aos filhos pequenos e o homem está se afirmando profissionalmente,consolidando sua carreira.
È a fase onde há o perigo de perder o parceiro de vista dentro do casamento.O homem mergulha no trabalho e a mulher é engolida pelo cuidado com a casa e as crianças e,muitas vezes,também sua própria definição profissional. Essa tensão drena todas as energias do casal. É uma época onde os dois engavetam frustrações e mágoas e raivas do passado. Se o casal nesta fase,não buscar em Deus saída,com certeza o fim será o aprofundamento de emoções negativas que ja estavam emergindo no fim da fase de encantamento.

4) FASE DO QUESTIONAMENTO E REDEFINIÇÕES;
É a fase onde os parceiros questionam o vínculo, fazem um balanço da ligação.Aqui esta a grande oportunidade de o casal se libertar dos ressentimentos  frustrações em relação ao cônguje. Para alcançar essas mudanças implica enfrentar um processo trabalhosos que pode, em compensação,dar lugar a vitória  de Deus na relação,ternura,cuidado com o outro e à identificação.

5) FASE DE REINTEGRAÇÃO QUANDO OS FILHOS JA ESTÃO ADULTOS E O CASAL PODE SE REDESCOBRIR E SE REAPROXIMAR.
Quando os dois,marido e mulher conscientes do que significa "casamento",conseguem superar as fases  difíceis e seguir juntos,pode-se chegar  a um momento de integração. Podemos dizer que os dois atingiram o equilibrio entre a individualidade e a intimidade. Não existe mais disputa sobre o quanto é nosso, o que há é companheirismo,compromisso de amizade e comunhão.
É claro que as fase não são rígidas, com tempos definidos e sequencia predeterminada, com uma.necessariamente seguindo a outra.
Mas são momentos que todos os relacionamentos atravessam, com maior ou menor intensidade.

Fonte: Livro Casamento não vem pronto se constrói - Autor Josué Gonçalves

Com Amor
Lú Souza
Boa Semana, fiquem na Paz do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário